Turma 1221



17/09/2012. TRABALHO AVALIATIVO 2º TRIMESTRE


Olá, Turma,

Vocês vão ler as passagens mais conhecidas dos poemas épicos Caramuru e O Uraguai. Ambos descrevem a cena de uma morte. No texto 1, fragmento do Canto VI de Caramuru, a indígena Moema, após seguir a nado o navio onde Diogo Álvares e a esposa Paraguaçu viajavam para a Europa, dirige a ela suas últimas palavras antes de submergir nas águas do mar. No texto 2, fragmento do Canto IV de O Uraguai, o indígena Caitutu carrega nos braços sua irmã Lindoia, morta por uma serpente.

Texto 1

Caramuru

[...]
XLII 

Perde o lume dos olhos, pasma e treme, 
Pálida a cor, o aspecto moribundo, 
Com mão já sem vigor, soltando o leme, 
Entre as salsas escumas desce ao fundo. 
Mas na onda do mar, que irado freme, 
Tornando a aparecer desde o profundo: 
« Ah Diogo cruel! » disse com mágoa, 
E, sem mais vista ser sorveu-se n’água.

XLIII

Choraram da Bahia as ninfas belas, 
Que, nadando, a Moema acompanhavam; 
E, vendo que sem dor navegam delas, 
A branca praia com furor tornavam. 
Nem pode o claro herói sem pena vê-las, 
Com tantas provas que de amor Ihe davam; 
Nem mais lhe lembra o nome de Moema, 
Sem que ou amante a chore, ou grato gema. 
[...]


Texto 2

O Uraguai

Leva nos braços a infeliz Lindóia
O desgraçado irmão, que ao despertá-la
Conhece, com que dor! no frio rosto
Os sinais do veneno, e vê ferido
Pelo dente sutil o brando peito.
Os olhos, em que Amor reinava, um dia,
Cheios de morte; e muda aquela língua
Que ao surdo vento e aos ecos tantas vezes
Contou a larga história de seus males.
[...]

Indiferente admira o caso acerbo
Da estranha novidade ali trazido
O duro Balda; e os índios, que se achavam,
Corre co’a vista e os ânimos observa.
Quando pode o temor! Secou-se a um tempo
Em mais de um rosto o pranto; e em mais de um peito
Morreram sufocados os suspiros.
Ficou desamparada na espessura,
E exposta às feras e às famintas aves,
Sem que alguém se atrevesse a honrar seu corpo
De poucas flores e piedosa terra.


Sobre os textos:

1. Como se organizam os poemas do ponto de vista do tipo de verso e da estrutura de estrofes que apresentam? (2.0) (Ver página sobre Métrica)

2. No texto 2, que adjetivos são usados para descrever a reação do jesuíta Balda frente à morte de Lindoia? Em que medida essa caracterização do jesuíta representa a visão sobre a Igreja defendida em O Uraguai? (2.0)

3. "Choraram da Bahia as ninfas belas". Por que esse verso do texto 1 representa uma das particularidades da poesia árcade produzida no Brasil? (3.0)

4. Como são caracterizadas as personagens de Lindoia e Moema na voz do narrador? O que esse fato revela a respeito do ponto de vista a partir do qual cada história é narrada? (3.0)

Obs.: Esse trabalho vai ser a avaliação para o 2º trimestre. Por esse motivo, a nota de Literatura não constará no painel de notas deste trimestre.


As questões deverão ser entregues até o dia 19/09 (quarta-feira), na vice-direção ou para Jaqueline; ou ainda, poderão ser enviadas para o email thiago@gramaticaemvideo.com.br até o dia 21/09 (sexta-feira).

Bom trabalho! 

Prof. Thiago Charme


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






17/08/2012


Olá, Turma,



Para um bom desenvolvimento das aulas, já que serão curtas, preparei este Blog, justamente para vir a acrescentar conteúdos a fim de que possam aprimorar seu conhecimento quanto ao que será ministrado durante as aulas.

Toda semana haverá alguma novidade que venha a somar e/ou complementar o conteúdo estudado em aula. Por isso, sempre deem uma espiada nos posts.

Para começo de conversa, deixarei alguns links diretos para download de algumas obras que iremos trabalhar até o final do ano. Estas obras estão em domínio público e, por isso, não há problemas com Direitos Autorais.

Abaixo, 2 livros da cena arcadista. (clique na imagem para fazer o download)

Sinopse

Integrado no espírito do classicismo pré-romântico, Frei Santa Rita Durão descreveu lendas e cenas do Brasil colônia, sua fauna e flora, seus índios e costumes. "Caramuru", sua única obra, de feição camoniana, tem importância histórica, graças ao sentimento nacionalista que inspirou às gerações. O poema épico é construído em dez cantos; seu tema é o descobrimento da Bahia. O autor conta a lenda de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, aventureiro português que, depois de naufragar nas costas da Bahia, teria conquistado a amizade dos indígenas graças à perplexidade causada por sua arma de fogo ao disparar contra uma ave. "Caramuru" é obra recomendada em várias faculdades e escolas do Brasil.


Sinopse

Marília de Dirceu é um poema amoroso dividido em pequenas partes, denominadas liras.
Marília é o nome poético de Dorotéia de Seixas e Dirceu é o nome poético de Tomás Antônio Gonzaga. 

A obra está dividida em duas partes: na primeira, encontramos a felicidade proporcionada pelo amor. Na segunda, num tom mais negativo, proporcionado pelos sofrimentos advindos da prisão, encontramos reflexões sobre a justiça humana e a lembrança da amada.


Sinopse: 

Este poema épico vai contar a história da luta dos índios dos 7 povos da missões, no Uruguai, contra o exército luso-português. Diferente da obra camoniana, O Uraguai é composto de 5 cantos, sem rimas, em versos brancos, e sem estrofes.