Turma 812


26/11/2012


Pessoal,


Amanhã (27/11) vocês terão o período de português para tirar dúvidas sobre os cartazes.

NÃO ESQUEÇAM! Quem for digitar o texto para colocar nos cartazes deve se atentar para o tamanho da fonte (14) e estilo (Arial).

Bom trabalho!



22/11/2012











Pessoal,


Atenção para os grupos formados por temas:


I - Breve histórico das danças africanas: origem, importância e influências / Ritmos /                                       Capoeira (Jéssica, Bruna, Matheus, Pollyanna)

 Tipo de danças de alguns países:
  II -   Angola (Anelise, Fernando, Maria Eduarda)
  III - Cabo Verde (Laís, Dylan)
  IV -  Moçambique São Tomé e Príncipe (Bárbara, Rodrigo, Thainã)


Os grupos acima encontrarão os conteúdos nos seguintes sites: 
(http://dancas-africanas.blogspot.com.br/) (http://www.dancasafricanas.com/_tipos_de_danca.html) (http://www.infopedia.pt/$marrabenta) (http://www.dancasafricanas.com/index2.php) (http://artedafrica.blogspot.com.br/2009/12/danca-africana.html) 

V - Esporte: A África do Sul, o Rugby e o Apartheid: (Dionéia, Guilherme, Leonardo,                  Marvil)


Para o Grupo V, consultar nos sites: (http://peskescola.blogspot.com.br/2012/07/rugby-na-africa-e-sua-historia.html) (http://virgilioneto.wordpress.com/2008/01/13/a-africa-do-sul-o-rugby-e-o-apartheid/)
 VI - Literatura: Os principais autores da literatura africana (não-islãmica).  Focar na obra As aventuras de Ngunga, de Pepetela, e na poesia de Agostinho Neto: (Jackson, Mariana, Rhuan, Juarez, Bruna Dutra, Cleberson)



O Grupo VI encontrará o conteúdo nos seguintes sites: 
(http://estelivro.wordpress.com/2010/03/31/a-africa-em-7-escritores/) (http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_africana/angola/agostinho_neto.html)  

VII - Doenças: algumas das principais doenças que assolam o continente africano. 
         Malária (Renan)
         Doença do Sono (Caroline)
         AIDS (Victor) 
         Lepra (Carlos)
         Cólera (Ketilyn)
         Ébola (Ana Carolina)
         Anemia Falciforme (Beatriz)
         Febre Tifoide (Augusto)

OBS.: O conteúdo nos cartazes deve ser o mais resumido possível, mas com informações relevantes, principalmente no que diz respeito ao o que é, história, sintomas, prevenção e em qual região da África é mais comum (caso seja citado).


O Grupo VII encontrará os conteúdos nos seguintes sites:
 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%A1ria) (http://www.infoescola.com/doencas/doenca-do-sono/) (http://pt.wikipedia.org/wiki/AIDS) (http://doencasemafrica.wetpaint.com/page/Lepra) (http://doencasemafrica.wetpaint.com/page/C%C3%B3lera) (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89bola)  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia_falciforme) (http://doencasemafrica.wetpaint.com/page/Febre+Tif%C3%B3ide)


VIII - Culinária Africana: alguns pratos típicos do continente: (Derik, Emilly, Marina, Kevin)


Conteúdo do Grupo VIII:(http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2011/10/comida-tipica-da-africa.html

IX - Máscaras Africanas: história e confecção de máscaras: (Luciane, Stefany, Liliana, Letícia, Larissa, Isaac) 

Conteúdo grupo IX:                    (http://historianovest.blogspot.com.br/2009/02/mascaras-africanas.html)


Bom trabalho!



12/11/2012


Pessoal,

O livro que iremos trabalhar durante o projeto é As Aventuras de Ngunga, de Artur Carlos Mauricio Pestana, escritor angolano, mais conhecido como Pepetela.

O link é para o site do Scribd, do qual vocês poderão imprimir, salvar em PDF ou ler online mesmo. 

Não esqueçam que vocês irão montar algumas cenas de teatro baseado nesta obra.

Bom Trabalho!


Clique na imagem abaixo para acessar o livro




03/11/2012

Olá Turma,


Como falamos em aula, o projeto iniciará nesta semana. Acompanhem as informações pelo Facebook, na FanPage do Projeto ÌyÁfrika

Quem não é adepto à Rede Social, pode acompanhar mesmo assim, pois a página do Facebook é aberto ao público, não necessitando de cadastro. Podem, também, acompanhar aqui pelo blog. Na aba de páginas logo acima, tem a opção Projeto ÌyÁfríkà com todas as informações e programação das atividades.

Não esqueçam: TODOS terão que se inserir em alguma atividade do projeto.

Bom trabalho a todos!

Prof. Thiago Charme



01/10/2012


Olá Turma,


A seguir, posto as questões sobre o filme a que assistimos: Escritores da Liberdade. Espero que todas as nossas discussões acerca dela sejam exploradas em suas respostas. Vocês já estão aptos a responder de forma mais objetiva e opinativa. Portanto, usem seu conhecimento no trabalho.

Em breve postarei a data de entrega.



 


1- O filme “Escritores da Liberdade” mostra a dedicação de uma professora por seus alunos. O grupo, formado por jovens de diferentes origens étnicas (orientais, latinos e negros), demonstra intolerância e resistência à interação, jovens acabam se rebelando uns contra os outros tentando provar o falso poder de cada etnia. Como ações coletivas, como a das gangues, podem afetar toda a sociedade?

2- A nova professora é vista por todos como representante do domínio dos brancos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos perpetrados nas escolas e preferem isolar-se em guetos dentro da própria sala de aula. Você  acredita que no final houve realmente uma superação das diferenças étnicas ali existentes? Justifique.

3- Apesar de aos poucos demonstrar desânimo em relação às chances de êxito no trabalho com aquele grupo, Erin não desistiu de sua empreitada, mesmo não contando com o apoio da direção da escola e dos demais professores. Para isso, criou um projeto de leitura e escrita, iniciado com o livro “O Diário de Anne Frank”, menina judia alemã. Os livros são capazes de mudar a vida das pessoas? Exemplifique com base em alguma das leituras feitas neste ano ou em outro.

4- A partir de uma caricatura que um dos alunos fez para ridicularizar um colega de classe, negro, ressaltando os lábios, ela começa a falar do Holocausto. Algo que só um deles sabia o que era. Erin consegue mostrar aos alunos que a exclusão e o preconceito podem afetar a todos, independentemente da cor da pele, da origem étnica, da religião, do saldo bancário? Explique.

5- O Colégio passou a receber alunos da periferia,  de baixa-renda e que alguns cumpriam pena em liberdade condicional por crimes cometidos. A diretora sente aversão por ter que receber esses alunos. Ela os despreza. Por que a diretora proíbe que os alunos da professora Erin leiam os livros da biblioteca da escola?

6- O filme se passa em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que aterrorizam a cidade de Los Angeles. Briga entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar perante uma sociedade preconceituosa. Apesar de se passar nos Estados Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil, por exemplo, enfrenta graves problemas na educação pública. Você acha que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme? Explique

7- O filme envolve seres humanos que vivenciam a violência, agressividade e tensão racial. Também nos mostra a capacidade de sermos seres humanos melhores e atores de nossa própria história. Como podemos nos transformar em pessoas melhores, conscientes, tolerantes e capazes?

8- Uma professora tentou e conseguiu ensinar tudo de bom para uma turma de alunos “problemáticos” de uma escola. Na escola de hoje isso seria possível? Explique.

9- Uma pessoa pode fazer muita diferença na sociedade. Você conhece pessoas que se doam para melhorar a vida de outras? Cite um exemplo de sua comunidade.

10- Que lições  de vida podem ser extraídas do filme “Escritores da Liberdade”?
Bom trabalho!
Prof. Thiago Charme.






"A amizade é um amor que nunca morre" (Mario Quintana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, torne-se Membro do Blog.