Turma 811

26/11/2012


Pessoal,


Amanhã (27/11) vocês terão o período de português para tirar dúvidas sobre os cartazes.
NÃO ESQUEÇAM! Quem for digitar o texto para colocar nos cartazes deve se atentar para o tamanho da fonte (14) e estilo (Arial).

Bom trabalho!

22/11/2012











Pessoal,


Atenção para os grupos formados por temas:


I - Breve histórico das danças africanas: origem, importância e influências / Ritmos /                                       Capoeira (Jéssica, Bruna, Matheus, Pollyanna)

 Tipo de danças de alguns países:
  II -   Angola (Anelise, Fernando, Maria Eduarda)
  III - Cabo Verde (Laís, Dylan)
  IV -  Moçambique e São Tomé e Príncipe (Bárbara, Rodrigo, Thainã)


Os grupos acima encontrarão os conteúdos nos seguintes sites: 
(http://dancas-africanas.blogspot.com.br/) (http://www.dancasafricanas.com/_tipos_de_danca.html) (http://www.infopedia.pt/$marrabenta) (http://www.dancasafricanas.com/index2.php) (http://artedafrica.blogspot.com.br/2009/12/danca-africana.html) 

V - Esporte: A África do Sul, o Rugby e o Apartheid: (Dionéia, Guilherme, Leonardo,                  Marvil)


Para o Grupo V, consultar nos sites: (http://peskescola.blogspot.com.br/2012/07/rugby-na-africa-e-sua-historia.html) (http://virgilioneto.wordpress.com/2008/01/13/a-africa-do-sul-o-rugby-e-o-apartheid/)
 VI - Literatura: Os principais autores da literatura africana (não-islãmica).  Focar na obra As aventuras de Ngunga, de Pepetela, e na poesia de Agostinho Neto: (Jackson, Mariana, Rhuan, Juarez, Bruna Dutra, Cleberson)



O Grupo VI encontrará o conteúdo nos seguintes sites: 
(http://estelivro.wordpress.com/2010/03/31/a-africa-em-7-escritores/) (http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_africana/angola/agostinho_neto.html)  

VII - Doenças: algumas das principais doenças que assolam o continente africano. 
         Malária (Renan)
         Doença do Sono (Caroline)
         AIDS (Victor) 
         Lepra (Carlos)
         Cólera (Ketilyn)
         Tuberculose (Dyuliana)
         Ébola (Ana Carolina)
         Anemia Falciforme (Beatriz)
         Febre Tifoide (Augusto)

OBS.: O conteúdo nos cartazes deve ser o mais resumido possível, mas com informações relevantes, principalmente no que diz respeito ao o que é, história, sintomas, prevenção e em qual região da África é mais comum (caso seja citado).


O Grupo VII encontrará os conteúdos nos seguintes sites:
 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%A1ria) (http://www.infoescola.com/doencas/doenca-do-sono/) (http://pt.wikipedia.org/wiki/AIDS) (http://doencasemafrica.wetpaint.com/page/Lepra) (http://doencasemafrica.wetpaint.com/page/C%C3%B3lera) (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89bola)  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia_falciforme) (http://doencasemafrica.wetpaint.com/page/Febre+Tif%C3%B3ide)


VIII - Culinária Africana: alguns pratos típicos do continente: (Derik, Emilly, Marina, Kevin)


Conteúdo do Grupo VIII:(http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2011/10/comida-tipica-da-africa.html

IX - Máscaras Africanas: história e confecção de máscaras: (Luciane, Stefany, Liliana, Letícia, Larissa, Isaac) 

Conteúdo grupo IX:                    (http://historianovest.blogspot.com.br/2009/02/mascaras-africanas.html)


Bom trabalho!


12/11/2012


Pessoal,

O livro que iremos trabalhar durante o projeto é As Aventuras de Ngunga, de Artur Carlos Mauricio Pestana, escritor angolano, mais conhecido como Pepetela.

O link é para o site do Scribd, do qual vocês poderão imprimir, salvar em PDF ou ler online mesmo. 

Bom Trabalho!


Clique na imagem abaixo para acessar o livro


PEPETELA - As Aventuras de Ngunga







03/11/2012

Olá Turma,


Como falamos em aula, o projeto iniciará nesta semana. Acompanhem as informações pelo Facebook, na FanPage do Projeto ÌyÁfrika

Quem não é adepto à Rede Social, pode acompanhar mesmo assim, pois a página do Facebook é aberto ao público, não necessitando de cadastro. Podem, também, acompanhar aqui pelo blog. Na aba de páginas logo acima, tem a opção Projeto ÌyÁfríkà com todas as informações e programação das atividades.

Não esqueçam: TODOS terão que se inserir em alguma atividade do projeto.

Bom trabalho a todos!

Prof. Thiago Charme




01/10/2012


Olá Turma,


A seguir, posto as questões sobre o filme a que assistimos: Escritores da Liberdade. Espero que todas as nossas discussões acerca dela sejam exploradas em suas respostas. Vocês já estão aptos a responder de forma mais objetiva e opinativa. Portanto, usem seu conhecimento no trabalho.

Em breve postarei a data de entrega.



 


1- O filme “Escritores da Liberdade” mostra a dedicação de uma professora por seus alunos. O grupo, formado por jovens de diferentes origens étnicas (orientais, latinos e negros), demonstra intolerância e resistência à interação, jovens acabam se rebelando uns contra os outros tentando provar o falso poder de cada etnia. Como ações coletivas, como a das gangues, podem afetar toda a sociedade?

2- A nova professora é vista por todos como representante do domínio dos brancos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos perpetrados nas escolas e preferem isolar-se em guetos dentro da própria sala de aula. Você  acredita que no final houve realmente uma superação das diferenças étnicas ali existentes? Justifique.

3- Apesar de aos poucos demonstrar desânimo em relação às chances de êxito no trabalho com aquele grupo, Erin não desistiu de sua empreitada, mesmo não contando com o apoio da direção da escola e dos demais professores. Para isso, criou um projeto de leitura e escrita, iniciado com o livro “O Diário de Anne Frank”, menina judia alemã. Os livros são capazes de mudar a vida das pessoas? Exemplifique com base em alguma das leituras feitas neste ano ou em outro.

4- A partir de uma caricatura que um dos alunos fez para ridicularizar um colega de classe, negro, ressaltando os lábios, ela começa a falar do Holocausto. Algo que só um deles sabia o que era. Erin consegue mostrar aos alunos que a exclusão e o preconceito podem afetar a todos, independentemente da cor da pele, da origem étnica, da religião, do saldo bancário? Explique.

5- O Colégio passou a receber alunos da periferia,  de baixa-renda e que alguns cumpriam pena em liberdade condicional por crimes cometidos. A diretora sente aversão por ter que receber esses alunos. Ela os despreza. Por que a diretora proíbe que os alunos da professora Erin leiam os livros da biblioteca da escola?

6- O filme se passa em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que aterrorizam a cidade de Los Angeles. Briga entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar perante uma sociedade preconceituosa. Apesar de se passar nos Estados Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil, por exemplo, enfrenta graves problemas na educação pública. Você acha que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme? Explique

7- O filme envolve seres humanos que vivenciam a violência, agressividade e tensão racial. Também nos mostra a capacidade de sermos seres humanos melhores e atores de nossa própria história. Como podemos nos transformar em pessoas melhores, conscientes, tolerantes e capazes?

8- Uma professora tentou e conseguiu ensinar tudo de bom para uma turma de alunos “problemáticos” de uma escola. Na escola de hoje isso seria possível? Explique.

9- Uma pessoa pode fazer muita diferença na sociedade. Você conhece pessoas que se doam para melhorar a vida de outras? Cite um exemplo de sua comunidade.

10- Que lições  de vida podem ser extraídas do filme “Escritores da Liberdade”?
Bom trabalho!
Prof. Thiago Charme.


"A amizade é um amor que nunca morre" (Mario Quintana)

Um comentário:

Antes de comentar, torne-se Membro do Blog.